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Este guia tem como principal propósito apresentar as últimas inovações e melhorias incorporadas ao nosso sistema, com o compromisso constante de aprimorar a qualidade dos nossos processos. Dentro deste guia, você terá acesso a:

  • Descrição das Inovações e Melhorias: Aqui, detalharemos as mais recentes melhorias e inovações implementadas no sistema. Queremos mantê-lo informado sobre as novidades que tornarão a sua experiência ainda mais eficiente e satisfatória.

  • Parametrizações Modificadas/Atualizadas: Este tópico aborda as parametrizações que passaram por modificações e atualizações. Sabemos o quão críticas essas configurações são para o desempenho do sistema, e queremos garantir que você esteja ciente de todas as alterações relevantes.

Nossa missão é fornecer a você, nosso valioso usuário, uma visão completa das melhorias contínuas que fazemos para aprimorar sua experiência com nosso sistema. A qualidade dos nossos processos é a nossa prioridade e este guia é mais uma etapa em direção a esse objetivo."


Índice
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BUILD/68065

Disponibilizado em 29/11/2023 - Pacote Referente a Solicitações. Abaixo, apresentamos as principais inovações e melhorias implementadas


AGROPECUÁRIO

ASU007 - DEVOLUÇÃO DE ITENS ENVIADOS - Versão/022

    Essa inovação incorporou campos que viabilizam a inserção da Nota de Devolução além da chave de acesso quanto através da numeração, série e espécie da nota, com o intuito de fornecer informações para os campos da nota de devolução. Ao consultar o ASU007 e inserir a chave de acesso da nota do produtor, o sistema recupera os dados e automaticamente bloqueia os campos, seguindo o procedimento padrão para a emissão da nota de devolução.

    Isso nos permite verificar a quantidade devolvida. Em seguida, procedemos com a devolução da quantidade remanescente de ração, especificando a nota do produtor, sua série e espécie.          Dessa maneira, constatamos que a nota foi gerada com base nos dados fornecidos na tela ASU007.

Foi adicionado dois novos campos para que seja permitido inserir a Nota de devolução também pela "Série" e "Espécie" com intuito de não bloquear os campos automaticamente, visto que pela chave de acesso da nota de produtor a mesma traz os dados e já bloqueia os campos.  e nem todos os produtores fazem nota fiscal eletrônica. Dessa forma, o sistema pode reconhecer que nem todas as situações terá uma nota eletrônica, o que impacta em alguns processos no processo de devolução.

   Foram Foram adicionados dois novos campos para permitir a inserção da Nota de Devolução também pela "Série" e "Espécie", evitando o bloqueio automático do lançamento. Essa adição é especialmente útil, pois, ao utilizar a chave de acesso da nota do produtor, os dados são automaticamente preenchidos, bloqueando os campos correspondentes.

    No entanto, nem todos os produtores emitem nota fiscal eletrônica, e, portanto, esse reconhecimento no sistema permite lidar de maneira mais flexível com situações em que não há uma nota eletrônica disponível. Essa melhoria contribui para um processo mais adaptável e eficiente, garantindo uma abordagem mais abrangente na gestão de devoluções.



 EXPORTAÇÃO

EXP226 - LANÇAMENTO DE DESPESAS REC001 - Versão/030

    Foi adicionada uma nova tela chamada "Rateio" para facilitar a inserção das despesas do FNX001. Essa adição está diretamente associada à parametrização do TES005, que agora possibilita a seleção dos filtros "Por Empresa" e "Global" para o lançamento das contas contábeis do tipo interno, previamente registradas no EMV002 e EMV007.
    Essa atualização visa simplificar o processo de inserção de despesas, oferecendo maior flexibilidade e controle na gestão contábil.
    Com essa melhoria, buscamos otimizar a experiência do usuário e garantir uma administração mais eficiente e precisa das informações financeiras.






FATURAMENTO

REC001 - RECEBIMENTO DE NOTAS FISCAIS - Versão/1311

    A inclusão do novo parâmetro na tela REC001 "Nota Fiscal de Serviço" traz uma funcionalidade adicional significativa. Quando ativado, permite a inserção da chave de acesso no campo "Chave de Acesso". Essa chave de acesso refere-se a notas de serviço, e sua inserção desencadeia validações específicas no sistema.

    Essa melhoria proporciona maior precisão e automação no tratamento de notas de serviço, simplificando os processos de validação associados a esse tipo de documento.

Na Aba "Nota Fiscal" foi adicionado o novo parâmetro "Nota Fiscal de Serviço" que traz uma funcionalidade adicional significativa. Quando ativado, permite dar entrada na Nota Fiscal informando a chave de acesso. Dessa forma o sistema entende que se trata de uma nota de serviço, realizando algumas validações importantes de forma que alguns dados serão preenchidos buscados em outras telas tornando o processo mais automático 

    Essa melhoria proporciona maior precisão e automação no tratamento de notas de serviço, simplificando os processos de validação associados a esse tipo de documento.

   Na Aba "Nota Fiscal" foi adicionado o novo parâmetro "Nota Fiscal de Serviço", oferecendo uma funcionalidade adicional importante. Ao ativá-lo, você pode realizar a entrada da Nota Fiscal informando a chave de acesso. O sistema, então, reconhece que se trata de uma nota de serviço, executando validações cruciais e preenchendo automaticamente alguns dados a partir de outras telas. Essa implementação torna o processo mais automático, proporcionando maior precisão e eficiência no tratamento de notas fiscais de serviço. Caso tente informar a chave de acesso sem marcar o parâmetro, o Maxys não irá conseguir interpretar a chave de acesso, inclusive, a quantidade de dígitos da mesma nem caberá no campo.

   Essa inovação visa simplificar e agilizar o fluxo de trabalho, proporcionando uma experiência mais intuitiva e controlada na gestão de notas fiscais.


TES034 - PARAMETRIZAÇÕES UPL - Versão/003

    Foi adicionado um novo parâmetro no programa TES034 “Considerar item sem Marca”, ele atua em conjunto com o filtro “Marca” e funciona das seguintes formas:

      • Caso não tenha marca e o parâmetro esteja ativo - Vai trazer todos os itens;

      • Caso não tenha marca e o parâmetro esteja desativo - Ao salvar vai ativar o parâmetro automaticamente e funcionar conforme no caso acima;

      • Caso tenha marca e o parâmetro esteja ativo - Vai trazer os itens da marca e os itens sem marca do TIT001;

      • Caso tenha marca e o parâmetro esteja desativo - Vai trazer apenas os itens com a marca no TIT001.

    A implementação desse novo parâmetro busca otimizar a manipulação e a visualização de itens, especialmente aqueles sem marca associada, tornando o processo mais eficiente e adaptável às necessidades variadas dos usuários.

   Adicionado novo parâmetro   Adicionado um novo parâmetro significativo "Considerar Itens sem Marca" que atua em conjunto com o filtro “Marca”.  A busca é realizada conforme o que foi cadastrado no "TIT001".  Caso o produto esteja cadastrado sem marca e o parâmetro esteja ativo vai trazer todos os itens, caso contrário a busca traz somente itens com marca cadastrada.

   A implementação desse novo parâmetro busca otimizar a manipulação e a visualização de itens, especialmente aqueles sem marca associada, tornando o processo mais eficiente e adaptável às necessidades variadas dos usuários.

    Adicionado um novo parâmetro significativo "Considerar Itens sem Marca", que opera em conjunto com o filtro "Marca". Essa implementação aprimora a manipulação e visualização de itens, especialmente os que não possuem marca associada. Quando esse parâmetro é ativado, todos os itens são incluídos, independentemente da presença de marca no cadastro do item na tela "TIT001". Caso contrário, a busca se restringe a itens com marca cadastrada.

   Essa adição foi projetada para otimizar o processo, proporcionando maior flexibilidade na gestão de produtos. Agora, os usuários têm a capacidade de adaptar a busca de itens de acordo com suas necessidades específicas, tornando a experiência mais eficiente e personalizada.


VFT003 - CONSULTA DE NOTA FISCAL

   Incluímos uma melhoria significativa adicionando o campo "Chave Serviço" na aba "Dados da Nota". Esse campo tem a finalidade de exibir a chave de acesso de notas de serviço que foi previamente informada na tela "VFT003". Com essa adição, proporcionamos uma maneira mais direta e acessível de visualizar e acompanhar as chaves de acesso relacionadas às notas de serviço, simplificando o processo de gestão e garantindo maior transparência nas informações.

   Essa atualização visa otimizar a experiência do usuário e facilitar o acompanhamento preciso das informações essenciais relacionadas às notas de serviço.


Image AddedREC007 - RECEBIMENTO DE NF DE DEVOLUÇÃO – Versão/566

    Agora, em situações em que a empresa recebe uma devolução do cliente com IE (Inscrição Estadual) inativa na Nota Fiscal de Origem, o sistema permite a emissão da devolução para um endereço diferente da nota fiscal de origem. Essa melhoria proporciona maior flexibilidade nas operações de devolução, permitindo que a empresa ajuste o endereço de destino de forma conveniente, mesmo quando a IE está inativa na nota fiscal original.
    Essa atualização visa facilitar a gestão de devoluções e garantir que o processo seja adaptável às diversas situações que podem surgir no contexto de transações comerciais.






FINANCEIRO

FRE005 - EXTRATO DE CONTAS POR CLIFOR - Versão/293

   Foi introduzido um novo checkbox chamado "Listar os itens das Notas" com duas opções no relatório: "em sublinhas", que exibe as informações do item como sublinha do registro, e "em colunas", que apresenta as informações do item em colunas no Excel.

Essa adição proporciona mais flexibilidade na formatação do relatório, permitindo ao usuário escolher a visualização que melhor atenda às suas necessidades e preferências.

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FNX001 - PROCESSOS PENDENTES DO CAIXA - Versão/228

    Foi implementada uma validação para evitar erros durante a chamada de lançamento do EXP226. Agora, ao realizar o lançamento das contas contábeis do tipo interna, registradas no EMV002 e EMV007, e parametrizadas na tela "TES005" com a opção de seleção dos filtros "Por Empresa" e "Global", não ocorrerão mais erros.

    Essa melhoria garante maior estabilidade e eficiência no processo de lançamento contábil, proporcionando uma experiência mais consistente e livre de erros.




MATERIAIS

TIT001 - ITENS - Versão/363

     Foi implementado um novo parâmetro no TIT001, Aba Empresa, possibilitando a configuração da Unidade de Medida Tributada por Empresa. Este parâmetro determina a unidade de medida a ser aplicada aos dados tributados na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

    A implementação desse novo parâmetro visa proporcionar maior controle, adequação e eficiência na gestão tributária, alinhando-se de forma mais precisa às particularidades de cada empresa e otimizando seus processos relacionados à emissão de NF-e.

   Foi introduzido o novo parâmetro "Und. Med. Tributada" na Aba "Empresa", permitindo a definição da unidade de medida a ser aplicada aos dados tributados na Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Essa adição possibilita a configuração da Unidade de Medida Tributada por Empresa, visando proporcionar maior controle, adequação e eficiência na gestão tributária.

   Com essa personalização, as empresas podem alinhar-se de forma mais precisa às suas particularidades, otimizando os processos relacionados à emissão de NF-e.


Contabil - 350.jpgCONTÁBIL

CRF033 - GERAÇÃO DO ARQUIVO - DIME (SC) - Versão/064

    Ajustado para, mediante parâmetro ativado, enviar o CIAP juntamente com o DCIP. Ajustado para exibir no quadro de valores manuais (F5) o tipo do item, registro e quadro do TFI031 para facilitar o entendimento. Ajustado para vincular o parâmetro do quadro 46 a empresa + competência, para que os valores informados possam ser salvos e recuperados.

    Novo parâmetro "Enviar o valor do CIAP junto com a DCIP"

Tivemos uma grande melhoria na Tela de "Parâmetros" (<F5>), Aba "Geral".

Na Grid "Lista de Campos a Serem Informados Manualmente" foi ajustado para carregar os registro e quadro vindos da Tela "TFI031" para facilitar o entendimento.

Na Grid "Quadro 46" foi ajustado para vincular o parâmetro do quadro 46 a empresa + competência, para que os valores informados possam ser salvos e recuperados. também, nessa mesma Grid, foi Incluso novo Parâmetro "Enviar o valor do CIAP junto com o DCIP, para quando ativo, o valor do registro 30 (CIAP) será somado ao registro tipo 26 (DCIP) e informado no quadro 09 e item número 075 no relatório TXT.

   Tivemos uma significativa melhoria na Tela de "Parâmetros" (<F5>), na Aba "Geral".

    Na Grid "Lista de Campos a Serem Informados Manualmente", ajustamos para carregar registros e quadros provenientes da Tela "TFI031", tornando o entendimento mais intuitivo.

    Na Grid "Quadro 46", realizamos ajustes para vincular o parâmetro do quadro 46 à empresa + competência, possibilitando o salvamento e recuperação de valores informados. Além disso, incluímos um novo parâmetro: "Enviar o valor do CIAP junto com o DCIP". Quando ativado, o valor do registro 30 (CIAP) será somado ao registro tipo 26 (DCIP) e informado no quadro 09, item número 075 no relatório TXT.

    Essas melhorias visam aprimorar a gestão de parâmetros, proporcionando maior clareza e eficiência no processo.

Image Removed EXP226 - LANÇAMENTO DE DESPESAS REC001 - Versão/029 Sol 195196 (Tocar Imagem) - VER EXPLICAÇÃO ANTERIOR

    Essa inovação introduz o parâmetro "cd_emprprocess" para a inclusão das despesas do FNX001, eliminando a dependência da utilização da empresa global. Contudo, é importante notar que essa modificação acarreta na violação da chave estrangeira entre a despesa e o movimento de caixa.

    Ao acessar o EXP226, observa-se que a empresa e filial agora extraem corretamente as informações da empresa do processo. Para realizar o rateio, é necessário fornecer os dados necessários e clicar na opção SEL no registro de despesa.

    Essa independência facilita a gestão de processos específicos, proporcionando maior flexibilidade nas operações.

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ORIGINAÇÃO

GPE001 - PEDIDOS/CONTRATO DE GRÃO - Versão/1069

   Foram implementados ajustes na página "Fornecedores Autorizados" para a localização de registros do CAR, mesmo após sua inativação ao ser vinculado a contratos (Tela GPE009). Para viabilizar isso, é necessário ativar o parâmetro "Ativar validação de Rotina de Bloqueio pela situação do CAR" na Tela "TGR012", na aba "GPE001 +3", indicando o "Motivo de Bloqueio" como 528 (Validação de CAR).

    Essa atualização permite visualizar CARs inativos ao consultar contratos bloqueados na Tela "TCF001". Importante notar que contratos bloqueados com CAR inativo não podem ser desbloqueados diretamente na Tela GPE009; a alteração da situação do CAR para ATIVO é necessária.

    Essa melhoria otimiza o processo de gestão do CAR, proporcionando uma abordagem mais abrangente e eficiente na localização de registros, mesmo após inativação.

Foram implementados ajustes na página "Fornecedores Autorizados" para a localização de registros do CAR, mesmo após sua inativação ao ser vinculado a contratos (Tela GPE009). Para isso, é necessário ativar na Tela "TGR012", Aba "GPE001 +3" o parâmetro "Ativar validação de Rotina de Bloqueio pela situação do CAR", indicando o "Motivo de Bloqueio" como 528 (Validação de CAR).

    Essa atualização permite visualizar CARs inativos ao consultar contratos bloqueados na Tela "TCF001". Importante notar que contratos bloqueados com CAR inativo não podem ser desbloqueados diretamente na Tela GPE009, logo, a alteração da situação do CAR para ATIVO é necessária.

    Essa melhoria otimiza o processo de gestão do CAR, proporcionando uma abordagem mais abrangente e eficiente na localização de registros, mesmo após inativação.

   Foram realizados ajustes significativos na página "Fornecedores Autorizados" para a localização de registros do CAR, mesmo após sua inativação ao ser vinculado a contratos na Tela GPE009. Para habilitar essa funcionalidade, é necessário ativar o parâmetro "Ativar validação de Rotina de Bloqueio pela situação do CAR" na Tela "TGR012", na aba "GPE001 +3". Além disso, deve-se indicar o "Motivo de Bloqueio" como 528 (Validação de CAR).

    Essa atualização oferece a capacidade de visualizar CARs inativos ao consultar contratos bloqueados na Tela "TCF001". Importante observar que contratos bloqueados com CAR inativo não podem ser desbloqueados diretamente na Tela GPE009. Nesse caso, é necessário alterar a situação do CAR para ATIVO como um passo adicional.

    Essas melhorias visam proporcionar uma gestão mais eficiente e transparente dos registros do CAR em contratos, garantindo uma experiência mais robusta ao usuário.

Image RemovedGRL146 - RELATÓRIO DE CONTRATOS CJ - Versão/016 - PERFORMACE

   Boletas numeradas de 355 a 367 foram recentemente criadas para atender ao desenvolvimento do módulo de Pricing. No entanto, é crucial que as informações dessas novas boletas sejam refletidas na Tela "GRL146", algo que atualmente não ocorre. Essa lacuna está impactando diretamente o fechamento da área de Risco, que, por sua vez, reporta números para a Contabilidade e Financeiro.

    Diante dessa situação, é necessário realizar uma extração paliativa das informações o quanto antes para atender às necessidades imediatas das áreas de Risco, Contabilidade e Financeiro. Essa solução temporária é crucial para mitigar os impactos negativos enquanto a correção definitiva do relatório está em andamento.

     A agilidade nesse processo é fundamental para garantir a integridade e precisão dos dados utilizados nessas áreas.


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MKT027 - PAINEL DE OPERAÇÕES DE TRADING - Versão/009 -  (BUILD 68066), mas não precisa ser add no Guia

    Um novo campo de observação foi incluído na tela MKT027 para oferecer uma funcionalidade aprimorada.

    Essa adição proporciona a capacidade de inserir observações pertinentes diretamente na tela MKT027, contribuindo para uma documentação mais detalhada e melhorando a comunicação interna dentro do sistema.

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Image RemovedTGR012 - PARAMETROS - Versão/763

    Essa inovação traz a inclusão de um subparâmetro na aba "GRE001" chamado "Validar Raiz de CNPJ do Clifor para seleção de Pesagem Avulsa". Esse subparâmetro tem como função validar ou vincular o GRE01 e o BAL01 por meio da raiz do CNPJ do Clifor fornecido durante o processo de pesagem.

   Essa adição tem o propósito de aprimorar a eficiência operacional, reduzindo erros associados à seleção de pesagem avulsa, fortalecendo o controle e garantindo conformidade nas operações de pesagem. Ao validar a raiz do CNPJ do Clifor, essa inovação contribui para um processo mais seguro e preciso, proporcionando uma gestão mais robusta no contexto das operações de pesagem.


Telas que receberam ajustes em sua performance e funcionamento.

BAL201 - BALANCA COM CENTRALIZAÇÃO - Versão/771

CRF003 - REGISTRO DE APURAÇÃO DE ICMS - Versão/235

CRF008 - RELAÇÃO ANALÍTICA DE CALCULO - Versão/232

CRF099 - ARQUIVO EFD-REINF - Versão/069

DFE308 - BORDERO DE ADIANTAMENTO - Versão/005

DFE309 - BORDERO PAGAMENTO/RECEBIMENTO - Versão/003

FAD001 - ADIANTAMENTOS A FORNECEDORES - Versão/358

FAD002 - ADIANTAMENTOS DE CLIENTES - Versão/202

FCT001 - BAIXA CONTAS A PAGAR/RECEBER - Versão/641

FCT003 - PROCESSOS PENDENTES DO CAIXA - Versão/616

FNC021 - LEITURA DE RETORNO BANCÁRIO - Versão/237

FNX001 - PROCESSOS PENDENTES DO CAIXA - Versão/230

FNX002 - LANÇAMENTOS DE CAIXA - Versão/208

FNX006 - REIMPRESSAO DE BORDERO - Versão/094

FNX015 - REIMPRESSÃO DE RECIBO - Versão/023

FRE072 - RELATÓRIO DE PROCESSOS DE CAIXA - Versão/065

GAC022 - FIXACAO DE SAIDA - Versão/215

GAC026 - TRANSFERENCIA DE DOMINIO DE PRODUTOS - Versão/120

EMV002 - REQUISIÇÃO DE ITENS - Versão/138

GEX001 - EXPEDICAO CENTRALIZADA - Versão/607

GPE001 - PEDIDOS/CONTRATO DE GRÃO - Versão/1066

GPE054 - PROGRAMAÇÃO DEVOLUÇÃO/ENTREGA - Versão/020

GRE001 - RECEBIMENTO AVULSO - Versão/590

GRE014 - PROCESSAMENTO DE PESAGENS - Versão/410

GRL009 - DEMONSTRAT. DE CONTRATO FORNECEDOR - Versão/040

REC007

GRL146 -

RECEBIMENTO DE NF DE DEVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE CONTRATOS CJ - Versão/

566

016

REM009 - REM. COB. 240 P. BANCO BRASIL - Versão/072

REM051 - REM. COB. 400 P. VOTORANTIM - Versão/012

RES117 - LAYOUT PEDIDO INTERNO - Versão/007

RET051 - RET. COB. 400 P. VOTORANTIM - Versão/005

RFT006 - VENDAS POR PRODUTO/CLIENTE - Versão/417

RFT064 - RELATORIO DE COMISSOES. - Versão/145

SEL205 - SELEÇÃO DE PESAGENS - Versão/003

UTI140 - INTEGRAÇÃO INDEA - Versão/019