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Versão 1.6.4

 

 

 

 

 

 

MAXICON BALANÇA

 


Histórico da Revisão

 

Histórico de Alterações

 

Data

Responsável

Solicitação

Alterações

29/11/2011

Alexandre Tiago Flach

37719

Criação do Manual

23/03/2012

20/08/2012

Alexandre Tiago Flach

Alexandre Tiago Flach

 

Alteração do Manual

Atualização do Manual

04/09/2012

Alexandre Tiago Flach

 

Atualização Ações do Agendamento de Tarefas


ÍNDICE

 

 

Manual de Utilização ............................................................................................................................................................

Maxicon Balança ..................................................................................................................................................................

ÍNDICE ..................................................................................................................................................................................

JANELAS PRINCIPAIS ......................................................................................................................................................

Login ..................................................................................................................................................................................

Menu Principal ...................................................................................................................................................................

Usuário .........................................................................................................................................................................

Logoff ........................................................................................................................................................................

Papéis .................................................................................................................................................................................

Usuários .............................................................................................................................................................................

Acesso/Recursos ................................................................................................................................................................

Configuração ......................................................................................................................................................................

Pesagem ........................................................................................................................................................................

Integração ..........................................................................................................................................................................

Protocolos .....................................................................................................................................................................

Status Fila .....................................................................................................................................................................

Cadastros ............................................................................................................................................................................

Motivo de Cancelamento ..............................................................................................................................................

Via de Transporte .........................................................................................................................................................

Classificador .................................................................................................................................................................

Motoristas .....................................................................................................................................................................

Agendamento de Tarefas ..............................................................................................................................................

Ações .........................................................................................................................................................................

Protocolo de Integração ..........................................................................................................................................

Verificação de Pesagem ..........................................................................................................................................

HRF ...................................................................................................................................................................................

Hub de Recursos Físicos ...............................................................................................................................................

Balança .........................................................................................................................................................................

Painel de Instrumentos .................................................................................................................................................

Pátio .......................................................................................................................................................................................

Quiosque ............................................................................................................................................................................

Ação ...................................................................................................................................................................................

Rota ....................................................................................................................................................................................

Comando ............................................................................................................................................................................

Comandos de Programa ...............................................................................................................................................

PRE_CADASTRO ......................................................................................................................................................

COMPOSICAO_EMBARQUE ....................................................................................................................................

Utilizando Composição ...........................................................................................................................................

Composição Rodoviária ..........................................................................................................................................

Composição Ferroviária ..........................................................................................................................................

Alterar Composição de Placas .................................................................................................................................

DADOS_ENTRADA ..................................................................................................................................................

Peso Origem ..........................................................................................................................................................

Cálculo Automático Desdobro .................................................................................................................................

CLASSIFICACAO .....................................................................................................................................................

CLASSIFICACAO_ORIGEM .....................................................................................................................................

ROMANEIO ..............................................................................................................................................................

SELECIONAR_PLACA_QUIOSQUE .........................................................................................................................

AGENDAMENTO ......................................................................................................................................................

FINALIZA_PESAGEM ..............................................................................................................................................

SELECAO_AMOSTRA_POR_DEPOSITO ..................................................................................................................

Utilizando Depósito definido pelas amostras da Classificação .....................................................................................

FLUXO_PATIO .........................................................................................................................................................

APLICAR_DESDOBRO (DEFASADO) .......................................................................................................................

Comando de Balança ....................................................................................................................................................

Controle de Pátio ...............................................................................................................................................................

Visualizar Fluxos ..........................................................................................................................................................

Reiniciar Fluxo ...........................................................................................................................................................

Concluir Fluxo ............................................................................................................................................................

Reenviar Post Fluxo ....................................................................................................................................................

Auditoria na Execução de Fluxo ...................................................................................................................................

Processamento ..............................................................................................................................................................

Cancelamento Pesagem ................................................................................................................................................

Agendamento .....................................................................................................................................................................

Status Processamento .........................................................................................................................................................

Consulta Status .............................................................................................................................................................

Execução de Fluxo .............................................................................................................................................................

Execução Automática ...................................................................................................................................................

Execução Manual .........................................................................................................................................................

Relatórios ...............................................................................................................................................................................

Auditoria ............................................................................................................................................................................

Agendamento .....................................................................................................................................................................

Movimento de Produtos .....................................................................................................................................................

Pesagens .............................................................................................................................................................................

Visão de Fluxo ...................................................................................................................................................................

Classificação ......................................................................................................................................................................


 

 

JANELAS PRINCIPAIS

 

Login

 

Ao iniciar a aplicação será requisitado usuário e senha e a empresa que será feito o login.

 

Menu Principal

 

Ao efetuar o Login , abrirá um janela onde terá acesso a todos os programas disponíveis no aplicativo através do menu superior. Este menu é divido em categorias (tipo módulo), subcategorias (módulo) e os programas (janelas).

Os programas serão abertos no container abaixo do menu em estilo abas. Janelas que exijam atenção do usuário serão exibidas a frente da janela principal (cadastros, configurações, mensagens).

 

 

Para esconder o menu dê um duplo clique sobre a categoria.

No ícone superior esquerdo há mais opções disponíveis.

 

Usuário

 

Para visualizar o usuário que efetuou o login no sistema, verifique na barra de status do menu principal.

 

Logoff

 

Para efetuar logoff, acesse o ícone no menu superior esquerdo no botão Efetuar Logoff.

 

 

Papéis

 

Cadastro simples, visa agrupar usuários com as mesmas funções dentro do sistema. Facilita o controle de acesso as permissões dos programas e recursos ( ).

 

Usuários

 

Listagem de usuários ( ) do sistema, necessário para entrar na aplicação. É possível alterar a definição de administrador do usuário e quais os perfis que estão vinculados aos usuários. Os usuários listados são provenientes de uma requisição ao MCA.

 

Acesso/Recursos

 

No programa Acesso/Recursos ( ) é possível liberar ou bloquear acesso aos programas e seus recursos. Cadastro é simples, informa-se a empresa e o programa. Poderá ser informado um perfil ou um usuário em específico. Ao marcar Permitir irá liberar acesso às permissões dos recursos dos programas. Os recursos são específicos de cada programa sua permissão é configurada na coluna Acesso com as seguintes opções:

- Herdado: herda permissão de outra regra que esteja definida como permitido ou negado. Para administradores com está opção fica verdadeira se não houver outra regra, para os outros usuários fica falsa se não houver outra regra;

- Permitido: libera o acesso ao recurso;

- Negado: nega o acesso ao recurso. Se uma regra estiver como negado, qualquer outra regra se torna negado, mesmo sendo administrador.

No menu a uma janela Visão Acesso/Recursos ( ) que poderá ser acessada para consultar as regras através de um filtro. Nela é possível identificar todas as regras que o sistema encontra para o programa em um determinado usuário.

Configuração

 

Pesagem

 

Ao informar o tipo de cálculo e via de transporte o sistema irá trazer automaticamente o valor nos dados de entrada ( ).

Ao marcar a opção ‘Envia Post Fluxo Pátio’ ao finalizar a execução de fluxo é postado na integração informações da pesagem e estado em que ela se encontra.

 

Integração

 

Protocolos

 

Nos protocolos de integração ( ) será possível verificar todos os protocolos (recursos) disponíveis para integração, além de sua versão atual, última data de atualização, e se possui dependência com outros protocolos. Existe ainda um status se o protocolo está aguardando integração e qual foi à última data de requisição.

Ao selecionar um protocolo, ficará disponível a opção de remoção de versão ( ) e integração de recurso ( ). A primeira irá remover a versão do protocolo, deixando o protocolo como se não houvesse sido integrado (versão -1). Já a integração irá deixar o protocolo aguardando integração juntamente com suas dependências.

 

Status Fila

 

Nesta janela ( ) será possível acompanhar o status da fila de integração, todas as requisições e respostas dos recursos poderão ser visualizadas nesta janela. Cada requisição de protocolo terá um identificador único (ID) que será possível acompanhar toda a trajetória da requisição, além de monitorar todos os logs.

A cada registro terá um status do andamento, além da quantidade de registros do protocolo com o total e quantidade páginas recebidas. Caso houver alguma falha na integração verificar a coluna mensagem ou pressionar F8 para visualizar o histórico da integração ( ) que conterá todos os detalhes do fluxo.

Cadastros

 

Motivo de Cancelamento

 

Janela para consulta e cadastro dos motivos de cancelamento ( ) utilizados no cancelamento de um pesagem/veículo do pátio.

 

Via de Transporte

 

Janela para consulta das vias de transporte ( ) cadastradas no sistema. Sua carga de dados vem a partir da integração. Nesta janela de consulta é possível alterar o registro para definir a máscara utilizada na validação da placa durante o fluxo, máscara é baseada em uma expressão regular (Regular Expression – RegEx), possui um campo para realizar os testes com a máscara informada.

 

Classificador

 

Cadastro necessário pra definir o tipo de classificador ( ) na classificação da pesagem. Normalmente se cadastra um classificador padrão utilizado para as classificações locais, classificador externos (Embrapa, terceiros), classificador de origem.

 

Motoristas

 

Consulta dos motoristas ( ) cadastrados no sistema, podendo realizar inclusão, alteração e remoção.

 

Agendamento de Tarefas

 

As tarefas ( ) são executadas pelo serviço. Como o nome já diz são tarefas e são acionadas por disparadores para realizar determinadas ações.

Em seu cadastro é possível definir uma identificação (nome, descrição) e se a tarefa está habilitada. Na aba Disparadores são definidos os intervalos de execução dos disparadores. E na aba ação, as ações que serão executadas pelos disparadores.

 

Ações

 
Protocolo de Integração

 

Está ação realiza a requisição de protocolos de integração. Nela é possível definir o protocolo e a empresa que será feita a requisição.

Obs.: as dependências do protocolo também serão requisitadas.

 

Verificação de Pesagem

 

Ação responsável por enviar pesagens não processadas e verificar pesagens que não tenham sido processadas. Com as seguintes parametrizações:

- Checar pesagens anteriores: informar as horas anteriores das pesagens que serão verificadas. Por exemplo, ao informar 2 (duas) horas ao disparar a ação serão pegas todas as pesagens que tiveram saída à 2 horas atrás até a hora da verificação, o que seria o intervalo de pesagens a serem filtradas;

- Tentativas de verificação de status: quantidade de verificação que vai ser realizada para a pesagem através do protocolo GET_STATUS_PESAGEM;

- Enviar processamento pesagens com fluxo concluído: é o envio de pesagens que já tiveram seu fluxo concluído para processamento;

- Consultar status de pesagens não processadas: tentativa de consulta de status de pesagens que estejam com o status ‘Não Processada’.

 

 

HRF

 

Hub de Recursos Físicos

 

Para se comunicar com hardware o sistema possui integração com o HRF ( ), que provém de um comunicação TCP/IP. O HRF retorna de forma abstrata todas as interfaces que estão disponíveis para uso. O seu cadastro é simples, apenas deve-se informar um nome e o seu endereço; ao salvar o sistema já irá fazer uma leitura dos seus recursos disponíveis.

 

Balança

 

O cadastro de balança ( ) dispõe de uma configuração de balanças seriais.

No seu cadastro informa-se o HRF já cadastrado, o sistema irá listar os recursos disponíveis para comunicação com balanças seriais, informa-se todas as configurações necessárias para comunicação. Ao salvar é enviado estás configurações para o HRF e salvo no base para possíveis alterações.

 

Painel de Instrumentos

 

Todo dispositivo de hardware no sistema possui uma interface de manipulação, o painel de instrumentos ( ) apena lista todas estás interfaces cadastradas no sistema para realizar a manipulação destes dispositivos.

Pátio

 

Quiosque

 

Os quiosques ( ) são os pontos de parada e/ou locais específicos onde são executadas operações conjuntas. Segue alguns exemplos:

- Pedidos : realizar entrada da placa no pátio, agendamento, gravação (RFID, código de barra) da identificação da placa no pátio;

- Classificação : realiza operações de classificação de amostra de grãos;

- Balança : realiza pesagem de entrada, pesagem de saída e conferência de dados;

- Faturamento : vincular pesagem a uma ordem de carregamento, realiza faturamento (emissão da nota).

O cadastro do quiosque é simples, apenas deverá ser informado a descrição e o papel de usuário vinculado ao quiosque (controle para liberação da execução de fluxo).

 

Ação

 

As ações ( ) são definidas por quiosques, ou seja, são as operações que poderão ser realizadas no quiosque.

Em seu cadastro é informado o quiosque, uma descrição e os comandos (ver sessão sobre Comando ) ordenados que deverão ser executados na ação. Entre outras opções:

- Permitir cancelamento de Fluxo : se está opção estiver verdadeira na execução de fluxo irá liberar uma botão para realizar o cancelamento da pesagem;

- Permitir Somente Execução de Fluxo Manual: define se a execução da ação será apenas manual;

- Status Final: defini o status dá pesagem no final da execução da ação.

 

Rota

 

A rota ( ) define qual o trajeto/fluxo que o veículo deverá seguir dentro do pátio.

Em seu cadastro informa-se:

- Empresa: a empresa que a rota se refere;

- Rota: descrição da rota;

- Fluxo: fluxo permitido para a rota;

- Via Transporte: tipo de via de transporte permitido na rota;

- Quiosque: nesta lista deverão ser listadas os quiosques na ordem correta da sua execução, existe a opção de marcar a passagem pelo quiosque como não obrigatório, ou seja, opcional. Para cada quiosque adicionado na lista, deverá ser incluso uma ação no quadro ao lado; ao selecionar o quiosque da lista já são listados as ações disponíveis para aquele quiosque que poderão ser inclusos na lista de ação. Apenas uma ação poderá ser executada para cada quiosque, mas poderá ser adicionado mais de uma ação; isso quer dizer que ao executar uma das ações a outras ações serão ignoradas. Um exemplo prático é haver duas filas de classificação.

- Produtos: poderá ser inclusos os produtos que poderão usar a rota, se não houver nenhum listado o sistema não usará o produto como uma restrição.

 

Comando

 

Os comando são usados na execução das ações, por padrão existem os comandos de programas e de balança. Estes comandos podem ser extensíveis, ou seja, poderão ser adicionados através de extensões (para isso consulte a documentação da extensão). Abaixo serão listados os principais comandos que vêm por padrão no sistema.

 

Comandos de Programa

 

Os comandos de programa geralmente são interações com o usuário, como exibição de janelas ou mensagens de confirmação. Abaixo serão listados os principais comandos.

 

PRE_CADASTRO

 

O pré-cadastro é o primeiro passo para a inclusão do veículo no pátio. Neste comando irá abrir uma janela para informar:

- Placa: principal placa do veículo, que será utilizada para identificação no pátio, sua validação é realizada através da via de transporte informada na rota selecionada;

- UF: unidade federativa da principal placa do veículo (2 letras);

- Rota: rota na qual o veículo deverá seguir no pátio;

- Produto: produto/item que será feito recebimento/expedição.

 

COMPOSICAO_EMBARQUE

 

Na composição de embarque é possível vincular todas as placas do veículo, com o motorista e a transportadora.

Na execução do comando, é verificado se a placa principal possui composições existentes. Se possuir é aberto uma janela de consulta destas composições, nesta janela é possível realizar a inclusão de novas composições e/ou seleção da composição existente. Quando não é encontrado uma composição é aberta a tela de cadastro de composição, está tela é baseada no tipo de via de transporte do veículo.

 

Utilizando Composição

 

Ao informar a placa em nova entrada ela será utilizada para verificar se já existem composições, assim se existirem abrirá uma janela de consulta com todas as composições existentes, onde poderão ser selecionadas ou se não possuir na lista poderá ser feita a inclusão da composição.

Figura 1 Janela de seleção de composição

 

Composição Rodoviária

 

A janela de cadastro possuirá informações do motorista, transportadora, cavalo e se tiver as carretas.  Ao informar o CNH, CPF ou RG será feita uma consulta na base e verificar se há um registro do motorista, caso encontrar os dados serão carregados.  O mesmo acontecerá para a placa se estiver cadastrada irá trazer os demais dados referentes em tela. O checkbox ao lado esquerdo da placa deverá ser marcado para a placa principal, ou seja, a placa que identificará dentro do pátio e que será utilizada para pesquisa.

Figura 2 Janela de cadastro de Composição Rodoviária

 

Composição Ferroviária

 

Figura 3 Cadastro de composição ferroviária

 

Alterar Composição de Placas

 

No Controle de pátio foi incluído no clique do botão direito um menu para acessar as principais funções da tela. No sub-menu “Edição”  foi incluído a opção para alterar a composição de placas.

Para que se tenha acesso, a liberação deverá ser feita para o programa “ControlePatio” o recurso “Composição Placa”.

 

DADOS_ENTRADA

 

Nos dados de entrada irá abrir uma janela para informar o depósito, tabela de desconto, dados do embarque, os parceiros que serão incluídos através de botão de adição da janela, entre outras informações.

 

Há uma verificação do valor unitário ao informar o valor total. Se o valor divergir do calculado é exibido uma mensagem se deseja utilizar o valor calculado, se usuário pressionar “Não” é salvo uma auditoria da tela (FornecedorPesagemCadastro) no campo ‘ValorUnitario’ com os valores exibidos para confirmação.

Se a pesagem possuir composição de placas na janela dos Dados de Entrada o campo do motorista virá bloqueado sendo apenas para visualização.

 

Peso Origem

 


Há um campo com o Peso Oficial que poderá ser de ‘Origem’ ou ‘Destino’.

 

 

O Peso de Origem provém da escolha do contrato nos parceiros, este contrato deverá ter o tipo de peso de origem. E este peso é composto pela soma dos peso de origem das notas informados no parceiro.

O Peso de Destino é o peso líquido da pesagem realizada na balança.

 

Cálculo Automático Desdobro

 

Em desdobros estará disponível um checkbox ‘Percentual Peso Origem’ na tela do parceiro nos Dados de Entrada.

Ao marcar este campo bloqueará os campos de Percentual e Peso do desdobro, assim obrigando o usuário a informar o campo ‘Peso Origem’ da nota. Ao salvar nos dados de entrada é feito o cálculo automático do percentual de desdobro com base no peso total de origem das notas.

 

CLASSIFICACAO

 

É aberta uma janela que tem o mesmo funcionamento da classificação do Maxys, exibindo as amostras padrão para o produto ao carregar a primeira classificação para o classificador selecionado, podendo ser incluído novas amostras através da tecla F6 e removidas na tecla Shift+F6. Para salvar pressione F10.

A classificação também possui uma interface para controle, onde no cadastro da ação quando selecionada é liberado os campos Finalidade (finalidade da classificação) e Classificador (no caso de haver múltiplas classificações, contraprovas). Na execução do fluxo ou abertura da janela se não definido o classificador, serão listados os classificadores disponíveis, havendo a seleção é exibida a janela para informar os resultados das amostras.

Toda primeira classificação realizada será a oficial, ou seja, a classificação que será utilizada para os cálculos de desconto e que será exibida no romaneio. Para alterar a classificação oficial há um botão ‘Oficial’ na janela que poderá ser pressionado, será exibido uma mensagem de confirmação, se confirmado ainda será necessário informar o motivo da classificação ser a oficial.

 

CLASSIFICACAO_ORIGEM

 

Este comando faz uma verificação no contrato informado nos parceiros, se o tipo de classificação no contrato estiver definido como sendo de origem é aberta a janela para informar a classificação de origem.

Se os parceiros forem informados e não for informado contrato, verifica-se se o produto vinculado possui amostras de classificação. Se possuir é exibida uma mensagem ao usuário pedindo uma confirmação para abertura da janela de classificação, caso ignorar o fluxo segue normalmente.

 

ROMANEIO

 

O romaneio é abertura de sua visualização. Para que a sua impressão seja automática, apenas deverá ser informada a impressora na inclusão do comando no cadastro da ação. O romaneio aberto é configurado nas Configurações de Pesagem .

 

 

SELECIONAR_PLACA_QUIOSQUE

 

Este comando abre uma janela com as placas que estão em espera na ação do quiosque em execução. Ele apenas inclui no contexto o veículo para que possa ser identificado, validado e incluído na execução. Utilizado quando não há uma integração com hardware que faça essa identificação, assim sendo feita manualmente.

 

AGENDAMENTO

 

Este comando abre uma janela para inclusão de informações adicionais referentes a um agendamento. A janela aberta é a mesma da janela de consulta de agendamentos.

Há um campo ‘Autorizado’ se este campo não estiver verdadeiro na execução do fluxo, aquele ponto da execução é deixado com o status de BLOQUEADO. A liberação da execução é autorizando novamente o agendamento.

 

FINALIZA_PESAGEM

Utilizado em rotas que não necessitam realizar a pesagem de entrada e saída. Este comando informa data e usuário de entrada e saída da pesagem para que possa ser enviada pra processamento.              

 

SELECAO_AMOSTRA_POR_DEPOSITO

 

Este comando verifica as regras configuradas na tela de deposito com base na classificação da pesagem e seta o depósito para a pesagem caso encontrar.

 

Utilizando Depósito definido pelas amostras da Classificação

 

Na janela de consulta de depósito foi incluída a ação de alteração. Ao selecionar o depósito e clicar em alterar irá abrir uma janela para selecionar o produto. Ao selecionar o produto irá abrir uma janela para cadastrar as amostras da regra, onde deverá ser informado o valor mínimo e máximo da amostra, se é obrigatória na entrada (recebimento) ou na saída (expedição).

Inclusão de um programa nos comandos da ação.

Ao passar por este comando a classificação já deverá ter sido realizada. Este comando irá verificar as regras cadastradas para os depósitos, com a seguinte ordem:

  • Amostras obrigatórias na classificação para o fluxo (recebimento/expedição);
  • Quantidade de amostras dentro da faixa (valor mínimo e máximo);
  • Quantidade de amostras existentes correspondentes;

Com base nesta regra irá trazer o depósito, realizando as devidas alterações no cadastro da pesagem, para que saia no romaneio.

 

FLUXO_PATIO

 

Este comando envia um post de fluxo de pátio com base na pesagem em execução para o MCA.

 

APLICAR_DESDOBRO (DEFASADO)

 

Faz um desdobro da pesagem, gerando uma cópia da nova pesagem com o peso informado.

 

Comando de Balança

 

O comando de balança é flexível através de uma interface, para que tenha interação com hardware de balança através do HRF. A seleção desta interface fará com que disponibilize dois campos Fluxo (Entrada/Saída) e Peso Manual na tela de cadastro de ações. Na execução deste comando se for automático o sistema ficará aguardando em um tempo de 45 segundos a estabilização do peso, se a estabilização não ocorrer neste tempo ou houver alguma exceção na captura automática será feita a pesagem manual.

A pesagem manual é abertura de uma janela. Nesta janela logo abaixo ficará disponível o estado da balança e peso indicado. A balança será detectada automaticamente através do seu fluxo. O peso é capturado através da tecla F8. Para concluir a pesagem pressione F10.

Ainda nesta janela possui os recursos de seleção de balança (F9) e a possibilidade de informar o peso manualmente nos campos de peso de Entrada e Saída, isto se possuir as devidas permissões.

 

 

Controle de Pátio

 

No controle de pátio ( ) poderá ser realizado o acompanhamento dos veículos ativos no pátio.

 

Visualizar Fluxos

 

Nesta janela será possível visualizar os fluxos do veículo, na coluna status indica os quiosques que foram executados ou não através dos status: AGUARDANDO, EXECUTANDO, CONCLUIDO, IGNORADO e BLOQUEADO. Para que o fluxo ocorra corretamente deverá seguir a ordem do índice, ou seja, a ordem entre os quiosques definidos na rota.

A seguir segue os passos para abrir a janela de fluxos:

Abrir a janela Controle de Pátio ( ) em Balança\Pesagens.

Informar o número do romaneio no campo “Número” ou a placa no campo “Placa” pressionando a tecla “Enter” para pesquisar.

Selecione o registro e clique sobre o botão “Visualizar Fluxos” ( ).

Irá abrir uma tela com os fluxos da placa.

 

Reiniciar Fluxo

Selecione o fluxo do seu quiosque, em seguida clicando no botão “Reiniciar Fluxo” ( ).

Atenção: apenas administrador e usuários do quiosque que poderão reiniciar fluxo.

 

Concluir Fluxo

 

Selecione o fluxo do seu quiosque, em seguida clicando no botão “Concluir Fluxo” ( ).

Atenção: apenas administrador e usuários do quiosque que poderão concluir o fluxo.

 

Reenviar Post Fluxo

 

Casos que não houve o post de fluxo de pátio da quiosque será necessário reenviar clicando no botão “Reenviar Fluxo Pátio” ( ).

 

Auditoria na Execução de Fluxo

 

Na tabela (execução_fluxo_historico) armazenará as execuções de comandos da execução, servirá como auditoria para saber se foi feito manual ou automática as execuções e/ou até cancelados durante a execução.

Para acessar é necessário liberar o recurso “Histórico Fluxo” no programa “ExecucaoFluxo”.

 

Processamento

 

Ao concluir uma pesagem, ela poderá ser enviada para processamento ( ) na matriz através da tecla (F11), deixando de ficar disponível no controle de pátio (ver status do processamento ). O envio pra processamento e automático na finalização do fluxo no pátio.

 

Cancelamento Pesagem

 

As pesagens poderão ser canceladas assim que necessárias através da tecla Shift+F6 ( ), deixando de ficar visível no controle de pátio.

 

Agendamento

 

Tela para consulta de pesagens que possuem agendamento ( ). É possível realizar as alterações das informações referentes ao agendamento, assim como realizar a liberação do veículo no pátio.

 

Status Processamento

 

Nesta janela poderá ser acompanhado o andamento do processamento da pesagem na matriz ( ).

 

Consulta Status

 

Para se obter o status atualizado da pesagem será necessário realizar uma consulta de status da pesagem pressionando F11 ( ) sobre a pesagem selecionada. Se ao realizar a consulta à pesagem não for identificada na matriz a pesagem será automaticamente enviada ao controle de pátio, onde ficará aguardando uma próxima ação ( cancelamento , processamento ).

 

Execução de Fluxo

 

Abra a Execução de Fluxo no menu principal (Balança\Fluxo) ( ). Irá abrir uma tela para selecionar o quiosque. Os quiosques são listados conforme os papéis que o usuário está habilitado, no caso de administradores todos os quiosques são listados.

 

 

Ao selecionar o quiosque, irá abrir a janela de execução de fluxo com todas as ações disponíveis para ela.

Há um botão chamado “Fila Espera” que irá listar todos os veículos que estão na fila para o quiosque selecionado.

As ações poderão ser tanto manual ou automática, como descrito a seguir.

 

Execução Automática

 

Se a ação puder operar no modo automático irá aparecer uma caixa de escolha Automático ou Manual. Selecionando modo automático clique no “Play” ( ) para iniciar a execução.

O modo automático irá executar os comandos na sequência como foram definidas na ação. Assim como há comandos “automáticos” e “manuais”. Os comandos automáticos geralmente são interações com hardware e os manuais são os com interação com o usuário (inclusão ou confirmação de informações).

 

Execução Manual

 

A execução manual já poderá ser definida no cadastro da ação, caso ela opere somente em manual não irá mostrar a caixa de escolha, do contrário irá mostrar a caixa para seleção.

Como o nome já diz todo o processo é feito manualmente, desde o início do fluxo (botão com círculo verde), passando pelos comandos na ordem da esquerda para direita até o final do fluxo (botão com círculo azul). Todo este processo de clicar para iniciar, interagir com os comandos (comandos de hardware e/ou programas), e finalizar fluxo deverá ser feito pelo usuário que está operando.

Para que um veículo entre no fluxo (seja identificado dentro do fluxo/contexto de execução) existem comandos de programa ou comandos com hardware que fazem está identificação. No caso de leitura do RFID, e senão for feita a leitura via hardware poderá ser usado um outro comando que irá exibir uma lista com as placas disponíveis para realizar a ação naquele quiosque.

Quando todos os comandos foram executados, deverá ser finalizado o fluxo no botão Azul ( ) no final da ação executada.

 


Relatórios

 

Auditoria

 

O relatório de auditoria ( ) mostra uma listagem de todas as alterações realizadas nos registros. Essencialmente dividas em ‘Entidades’ (tabelas) e o seus campos com os valores.

Na janela inicial é possível definir filtros como:

  • Data e hora inicial;
  • Data e hora final;
  • ID (identificador único do registro);
  • Ação (Insert, Update, Delete, Acao);
  • Usuário (sistema balança);
  • Usuário Sistema (usuário da conexão na máquina);
  • Entidade (tabela);
  • Campo (campos disponíveis através da Entidade selecionada);
  • Valor (valor do campo).

Logo abaixo há um filtro mais completo, onde é possível realizar várias combinações entre os campos.

Como há muitos registros de auditoria, foi disponibilizado o botão ‘Remover Antigos’ que irá deixar apenas os registros dos últimos 30 dias disponíveis para consulta.

 

Agendamento

 

Relatório com uma lista dos agendamentos, possui apenas os filtros básicos necessários para realizar a consulta.

 

Movimento de Produtos

 

Realizar a listagem de produtos movimentadas dentro pátio no período informado. Traz informações do parceiro, embarque e os pesos com seus totalizadores. E possui opção para relatório analítico e sintético.

 

Pesagens

 

Traz uma lista de todos veículos que foram realizadas pesagem, mostrando produto, o peso e a classificação oficial quando houver. No final do relatório há uma média do resultado das amostras do relatório.

 

Visão de Fluxo

 

O relatório de visão de fluxo traz um resumo do pátio com a quantidade de execuções e o tempo (mínimo, máximo e a média do tempo execução), tanto para os quiosques ou rotas.

 

Classificação

 

O relatório de classificação traz uma listagem da classificação oficial realizada nas pesagens (BRE010 do Maxys), tanto para pesagens ativas, canceladas ou ambas no período informado. O relatório poderá ser personalizado através de uma grid abaixo dos filtros. O botão Carregar já faz uma consulta dos registros e dispõe n a grid para personalização. O layout é salvo automaticamente por usuário. Mais colunas poderão ser encontradas na lista de colunas da grid.