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Manual para instalação do Dunamis (Maxicon Balança)

 

1) Instalação das aplicações em servidor local

 

PostgreSQL 9.6 – Este aplicativo pode ser baixado pelo link https://www.enterprisedb.com/downloads/postgres-postgresql-downloads . Clicar na opção relativa à versão do Windows da máquina e relativa à versão 9.6 do PostgreSQL, como mostrado abaixo.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Isso fará com que o instalador seja baixado. Ao executar o instalador, siga a instalação normalmente. Quando pedir a configuração da senha da senha do banco, buscar a senha sugerida ao banco do cliente no confluence (padrão: ctv$#3264). Fazer o mesmo para a porta (padrão: 5432). Após a instalação, deve-se fechar o executável.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Startit – este instalador pode ser encontrado no repositório da Maxicon, pelo link: https://sds.maxiconsystems.com.br/atu/outros/StartIt.Setup-3.8.1.exe .

Em seguida, deve-se extrair a pasta com o executável e seguir com a instalação normalmente. Na tela de “Ambiente Atualização MUC”, selecionar o MUC ( Maxicon Update Client ) para o cliente em específico (definir Url e Grupo buscando as informações no MUC do cliente), como por exemplo:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

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MKR ( Maxicon Keep Running )– este instalador pode ser encontrado no repositório da Maxicon, pelo link: https://sds.maxiconsystems.com.br/atu/outros/MKR.SetupService.exe .

Em seguida, extrair a pasta com o executável e seguir com a instalação normalmente. Na tela de conta de usuário, entrar com o usuário e senha de instalação (consultar o confluence para utilizar usuário e senha sugeridas):

Interface gráfica do usuário, Texto

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HRF ( Hub de Recursos Físicos ) – este instalador pode ser encontrado no repositório da Maxicon, pelo link: https://sds.maxiconsystems.com.br/atu/outros/Maxicon.HRF.Setup.exe .

Em seguida, extrair a pasta com o executável e seguir com a instalação normalmente. Na tela de “Selecionar componentes”, selecionar as extensões que serão utilizadas no Dunamis do cliente.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

 

Na tela de “Configuração AMQP”, a janela pode ser fechada sem problemas.

Interface gráfica do usuário, Texto

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2)    Criação do banco de dados do Dunamis no Postgres

 

Esta criação pode ser feita através do aplicativo PgAdmin 4. O link para download do instalador é: https://www.pgadmin.org/download/pgadmin-4-windows/ . Em seguida, executar o instalador e seguir com a instalação normalmente.

Concluída a instalação, executar o PgAdmin 4, conectar ao servidor PostgreSQL 9.6, e em seguida criar um novo database.

 

Dá-se o nome “dunamis” a essa nova database.

 

3) Criar fila de integração no MCA ( Maxicon Communication API )

 

Acessando-se o MCA do cliente (buscar no confluence do cliente o endereço para o MCA), é possível criar uma nova fila de integração. Segue um exemplo, utilizando a MCA da base de desenvolvimento. É interessante usar sempre o nome do Alias também no nome da fila, adicionando-se “Queue”. Lembrando que é necessário também preencher o campo de descrição:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

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Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

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Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

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4) Cadastrar a empresa na Base Centralizada

 

Acessando-se a BC (Base Centralizada), ir em “Cadastro” e em seguida “Empresa”:

 

Em seguida, em “Cadastrar Nova Empresa”:

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Em seguida, preencher os campos relativos ao cadastro e salvar.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

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5) Criar ambientes do Dunamis, integrador e MML ( MCA Message Listener ) no MUC

 

Deve-se acessar o MUC da empresa cliente e criar os ambientes através da opção “Novo Ambiente”:

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Dunamis – segue um exemplo para criação do ambiente Dunamis, incluindo a configuração dos argumentos de inicialização:

 

É importante comentar alguns dos argumentos de inicialização do Dunamis e do Integrador, e o que significam:

-user: usuário do banco (em geral, é o postgres);

-w: senha do banco, informada na instalação do Postgres;

-server: endereço do servidor com o banco de dados. Em geral, é ideal utilizar o mesmo nome definido como nome da máquina, para que se evite problemas caso o endereço de IP mude. Se isso não for possível, deve-se inserir o IP do computador na rede local;

-port: porta para conexão no banco (a porta padrão é 5432);

-database: nome da database no Postgres;

-stompAlias: nome da fila de integração do Dunamis no MCA (sem o “Queue” no final);

-stompAliasIntegracao: fila para qual a maioria dos protocolos de integração serão enviados (é definido como “MAXYSBalanca” para o caso de integração com o MAXYS e “MBCentral” para o caso de integração com a BC);

-stompServidor: endereço do MCA (apenas o IP do servidor, sem a porta e sem “/mca” no fim);

-stompPorta: porta HTTP de acesso ao MCA (a porta padrão é 8080).

Seguindo com a configuração dos argumentos de inicialização:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

OBS: o valor do item “-stompAlias” deve ser o mesmo nome dado à fila de integração no MCA (para exemplificar, no caso deste manual a fila foi criada com alias “DunamisToledo”).

OBS: caso a empresa já tenha acesso à Base Centralizada e ao Maxys, deve-se adicionar (ou alterar) o argumento com chave “-stompAliasIntegracao” e passá-lo com valor “MAXYSBalanca”, como mostrado a seguir:

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Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

 

Não esquecer de salvar as alterações.

 

Integrador MaxiconBalança: segue um exemplo para a criação do ambiente do integrador, incluindo os argumentos de inicialização:

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Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

OBS: o valor do item “-stompAlias” deve ser o mesmo nome dado à fila de integração no MCA (para exemplificar, no caso deste manual a fila foi criada com alias “DunamisToledo”).

OBS: caso a empresa já tenha acesso à Base Centralizada e ao Maxys, deve-se adicionar (ou alterar) o argumento com chave “-stompAliasIntegracao” e passá-lo com valor “MAXYSBalanca”, como mostrado a seguir:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Não esquecer de salvar as alterações.

 

MML: segue um exemplo para a criação do ambiente do MML, incluindo os argumentos de inicialização:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

É importante comentar alguns dos argumentos de inicialização do MML e o que significam:

-u: usuário do banco (em geral, é o postgres);

-w: senha do banco, informada na instalação do Postgres;

-s: endereço do servidor com o banco de dados. Em geral, é ideal utilizar o mesmo nome definido como nome da máquina, para que se evite problemas caso o endereço de IP mude. Se isso não for possível, deve-se inserir o IP do computador na rede local;

-t: porta para conexão no banco (a porta padrão é 5432);

-d: nome da database no Postgres;

-ju: usuário para conexão nas filas do Wildfly/MCA (o padrão é “ejb”);

-jp: senha para conexão nas filas do Wildfly/MCA (a padrão é “jboss@max”);

-js: endereço do MCA (apenas o IP do servidor, sem a porta e sem “/mca” no fim);

-jn: porta para conexão nas filas do Wildfly/MCA (a padrão é 5445);

-q: nome da fila de integração do Dunamis no MCA (incluindo o “Queue” no final).

 

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

OBS: aqui nos argumentos do MML o valor do item “-q” deve ser o mesmo nome dado à fila de integração no MCA (para exemplificar, no caso deste manual foi “DunamisToledoQueue”).

Não esquecer de salvar as alterações.

 

6) Configuração da conexão para o Integrador e o MML pelo MKR

 

Executa-se o arquivo “Maxicon.MKR.ConfigApp” (fica no local de instalação do MKR). Após executar o arquivo, clica-se no ícone com uma engrenagem:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Em seguida, deve-se configurar a conexão utilizando a Url e o grupo da empresa no MUC (procurar as informações de grupo no próprio MUC da empresa), como mostra o exemplo a seguir:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Observa-se que uma nova conexão está na aba de conexões, com os ambientes do Integrador e do MML criados, como mostrado a seguir:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

IMPORTANTE: para que o MML funcione corretamente, é necessário a instalação do JRE ( Java Runtime Environment ). O download desse instalador pode ser realizado através do link https://www.java.com/pt-BR/download/ .

Interface gráfica do usuário, Texto

Descrição gerada automaticamente

 

A instalação pode ser então feita normalmente através do executável baixado.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

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7) Rodar o Dunamis pela primeira vez pelo startit

 

Antes de rodar o dunamis, verifique se os serviços “Maxicon.HRF.Service” e “Maxicon.MKR.Service” estão em execução na lista de serviços do Windows.

Ao acessar o aplicativo startit, deve-se primeiramente configurar a nova conexão para rodar o dunamis e os integradores. Para isso, ir em “configurar F8”. A seguir, deve-se dar o nome para a nova conexão, clicar em “Incluir Conexão”.

Uma imagem contendo bola, mesa, quarto

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Em seguida, deve-se adicionar a Url do MUC para o cliente, e incluir também o grupo, salvando a conexão em seguida:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

 

A interface da conexão adicionada deve ser semelhante à interface mostrada a seguir:

 

Deve-se então executar o Dunamis (Maxicon Balança) pela primeira vez clicando no botão relativo ao Maxicon Balança:

 

Deve-se informar a licença quando for requisitada. Aqui é mostrado um exemplo. Observar que a licença possui extensão .licence:

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Após esse procedimento, é esperado que ocorra um erro na inicialização do Dunamis. Isso ocorre porque o banco ainda não foi populado. Deve-se então executar o Wizard.exe do dunamis.

 

8) Rodar o executável Wizard na pasta de instalação do Dunamis

 

Para isso, pode-se usar um atalho pelo startit. Com o startit aberto, basta deixar o ponteiro do mouse sobre o ícone do Maxicon Balança e pressionar “ ctrl + d ”:

 

Em seguida, executar o arquivo “Maxicon.Balanca.Wizard.exe”:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Dentro do assistente Wizard, primeiramente checar se a configuração da conexão está correta.

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Estando tudo correto, encerrar esta parte do assistente.

Em seguida, concluir a configuração da conexão e iniciar a configuração de uma nova base:

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Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Na configuração da base, deve-se atentar ao código da empresa. Este deve ser o mesmo informado durante o cadastro da empresa ou filial na BC.

Após concluir a configuração da base, encerrar o Wizard:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

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9) Disparar os protocolos de integração no Dunamis

 

Após abrir o Dunamis, na aba “Configuração”, abrir a opção “Protocolos de Integração”:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

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Observa-se que vários protocolos aparecem na lista de protocolos. Caso a empresa já tenha acesso à Base Centralizada e ao Maxys, deve-se alterar a fila de destino dos protocolos “get_usuario”, “get_acesso”, “get_motivo_bloqueio”, “get_motivo_cancelamento” e “get_viatransporte”, colocando-os como “MBCentral”, como mostrado a seguir:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

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Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

 

Em seguida, ir à opção “Integrar Todos Recursos”:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

 

Deve-se observar então a integração dos protocolos no espaço destinado como mostrado a seguir. Observar então se os protocolos foram integrados, acessando o item “Status Fila Integração” e atualizando pelo botão “Atualizar”. Observar também se há algum erro de integração em algum dos protocolos ou se forem integrados à fila errada:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

10)           Configurar papeis, usuários e permissões de acesso na Base Centralizada

 

Esta etapa é geralmente é realizada pela equipe de projetos da Maxicon junto ao cliente. Para realizar essa configuração, acessa-se a BC, vai em “Configurações”, “Acesso Gestão Pátio”, e observa-se que há opção de configuração dos acessos, usuário e papel, como mostrado abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Para o caso da configuração de acessos, acessar a opção “Cadastrar Novo Acesso” e em seguida procurar a empresa na lista de empresas e seguir com a configuração:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

Para o caso do cadastro do usuário, clicar na opção “Cadastrar Novo Usuário”, selecionar a empresa na lista e incluir as informações do novo usuário nos campos designados:

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Para a configuração do papel, ir à opção “Cadastrar Novo Papel”, escolher o nome do papel e em seguida adicionar os usuários dentre os usuários disponíveis:

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Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

IMPORTANTE: Caso já existam papéis criados diretamente no Dunamis ou não apareça a lista de programas na BC será necessário realizar intervenção no banco. Pode-se solicitar os dados do Dunamis pela BC a partir do menu “Configurações”, opção “Layout Empresas”, como mostrado a seguir:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

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Interface gráfica do usuário, Aplicativo

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É interessante também configurar uma tarefa para notificar as integrações. Isto pode ser feito na tela inicial da BC, acessando a aba “Ferramentas” e a opção “Agendar Tarefas”:

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Clicando-se com o botão direito em “POST_NOTIFICA_ALTERACAO”, costuma-se alterar o intervalo para 20 segundos e salvar:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

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11) Configurar os fluxos (ações, rotas e quiosques)

 

Deve-se então configurar fluxos de acordo com a demanda do cliente. No Dunamis, na aba “Balança”, pode-se acessar os menus de “Ação”, “Rota” e “Quiosque”:

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No menu “Ação”, pode-se configurar uma nova ação, que consiste na sequência de comandos realizadas dentro de um quiosque.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

A seguir é mostrado um exemplo de uma ação com alguns comandos adicionados. É importante configurar o campo “Status Final” sempre como “Circulando”, para se evitar problemas de execução:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

No menu “Rotas”, pode-se configurar uma nova rota, que consiste na inclusão de uma sequência de quiosques acessados em sequência, incluindo as ações possíveis de serem realizadas em cada quiosque:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

 

Um exemplo de rota já configurada é mostrado a seguir:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

No menu “Quiosque”, pode-se incluir novos quiosques que serão usados pelo cliente no pátio. Cada quiosque pode realizar uma ou mais ações.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

Descrição gerada automaticamente

 

A seguir é mostrado o exemplo de um quiosque já configurado (pode-se ou não configurar produtos específicos para serem tratados no quiosque):

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 

A seguir também é mostrado o exemplo de um fluxo realizado dentro de um quiosque. O fluxo pode ser acessado pelo menu “Execução Fluxo”, escolhendo o quiosque desejado na lista de quiosques:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente