Essa ação efetua o backup de todos os dados do PostgreSQL, incluindo bases que não pertencem ao Maxicon Balança. Para esse formato de backup ser efetivo também é necessário:
- ativar os recursos de replicação do PostgreSQL
- ativar o modo "archive" do PostgreSQL
Por favor, não configure essa opção sem a recomendação explícita da Maxicon Sistemas.
Esta forma de backup baseia-se na função do PostgreSQL que cria temporariamente arquivos representando as modificações que o banco de dados sofre. Toda vez que a tarefa for executada, será criada uma cópia do diretório "data" do PostgreSQL comprimida nos formatos TAR e GZ e arquivos antigos (já presentes nesta cópia) serão deletados. A partir do GZ e dos arquivos seguintes que o serviço gerou, é possível restaurar o banco de dados para um estado anterior (em caso de perda de informações ou ação indevida).
Devem ser criadas duas pastas reservadas para a geração dos backups: uma irá conter os arquivos incrementais gerados pelo PostgreSQL e outra com o diretório "data" comprimido em arquivo "base.tar.gz".
Parar o serviço do PostgreSQL no Windows e reiniciar apenas após realizar as configurações a seguir. Na pasta de instalação do PostgreSQL, por exemplo “C:\Program Files\PostgreSQL\9.4”, abrir a pasta “data” e incluir arquivo postgresql.conf:
wal_level = hot_standby
archive_mode = on
archive_command = 'copy "%p" "C:\\backup_mb\\archives\\%f"'
archive_timeout = 10
max_wal_senders = 3
wal_keep_segments = 10
Substituir o trecho "C:\\backup_mb\\archives\\" pelo diretório criado para armazenar os arquivos incrementais do PostgreSQL. Esse caminho deve ser inserido também durante o cadastro da tarefa no Maxicon Balança.
Com essa configuração da tarefa, o MB deverá fazer o seguinte:
Para restaurar o banco de dados a partir de um backup completo ("base.tar.gz") e de arquivos incrementais do PostgreSQL, o processo é o seguinte: