A maioria das janelas de consulta possuem uma grid para listagem de registros que podem ser customizadas.
Algumas grids possuem o recurso de serem salvas automaticamente nas preferências do usuário durante as alterações, assim o abri-la novamente já virão personalizadas para usuário.
Agrupamento
Nesta área é possível visualizar os agrupamentos da lista.
Para adicionar um agrupamento, basta clicar na coluna deseja e arrasta-la até a área de agrupamento ou clicar com o botão direto em cima da coluna deseja e escolher a opção 'Agrupo por este Campo'.
Podem ser realizadas ordenações nas colunas do agrupamento clicando com o botão esquerdo do mouse ou clicando com o botão direito e selecionando entre as opções 'Ordenar Ascendente' e 'Ordenar Descendente'. Clicando na coluna poderá ir alternando entre ordenação ascendente e descendente.
Colunas
As principais colunas já são exibidas, mas podem ser removidas ou incluídas da lista.
Para verificar se há mais colunas disponíveis clique com o botão direito do mouse em cima das colunas e selecione a opção 'Lista de Colunas', abrirá um painel com uma lista de colunas disponíveis. Para adicioná-las, clique e arraste até a posição desejada. Assim como remove-las, basta clicar na coluna e arrasta-la para dentro desta lista ou clicar e arrastar para fora até aparecer uma imagem parecido com um 'X', quando aparecer apenas solte o clique do mouse.
As colunas podem ser alteradas de posição, apenas clique com o botão esquerdo do mouse e arraste-te até o local desejado.
Podem ser realizadas ordenações nas colunas clicando com o botão esquerdo do mouse ou clicando com o botão direito e selecionando entre as opções 'Ordenar Ascendente' e 'Ordenar Descendente'. Clicando na coluna poderá ir alternando entre ordenação ascendente e descendente.
Filtro
Este recurso de filtro da grid, é utilizado para pesquisa por coluna.
Filtro
O filtro da grid apenas irá realizar os filtro nos registros listados, ou seja, não irá realizar um busca na base de dados apenas nos registros já carregados.